Vamos brincar? – Berçário
Brincar é essencial para todas as crianças, independentemente da idade. É por intermédio da brincadeira que a criança se expressa, fala, pensa, elabora sentidos para o mundo, para as coisas e para as relações. É por meio dela que os movimentos e os objetos são transformados.
Organizar e modificar o espaço para que essas brincadeiras aconteçam amplia ainda mais as experiências dos bebês. A proposta de montar “cantinhos” com diferentes temáticas traz para eles outras maneiras de explorar os brinquedos.
Diante de uma sala organizada com um canto de casinha (com bonecas, panelinhas, utensílios, cozinha, fraldas, mamadeiras e babadores), um de música (com diferentes tipos e sons de chocalhos), as garrafas mágicas e uma tenda para explorar luz e sombra, as educadoras fazem o convite: vamos brincar?
Na casinha, as bonecas são alimentadas, dormem, usam babador, trocam a fralda, comem sentadas na cadeira ou ainda tomam mamadeira, ora no colo, ora na cadeirinha. “Tá dando leite, tá?”, “Tem arroz, feijão e carninha.”, “Você está com sono, não precisa chorar!”. A todo o momento, as crianças falam, reproduzindo frases dos adultos, e fazem gestos de carinho, como beijar, abraçar e embalar as bonecas.
O cantinho de música é explorado e, junto aos chocalhos de variados tipos e sons, muitas músicas são cantadas, corpos balançam e brincadeiras surgem.
As garrafinhas mágicas, com diferentes elementos dentro, chamam a atenção dos pequenos: estrelinhas, bolinhas, lãs, penas, plásticos, tudo o que costumam explorar e manusear foi inserido na garrafa com água.
O espaço escuro, com tenda e diferentes formas e objetos em cima do tecido, estimulou as crianças para que brincassem com luzes. Utilizando lanternas, elas iluminavam os elementos escondidos e identificavam pela sombra: “Um pintinho”, “Muuuu”.
Os espaços pensados e preparados com antecedência foram um convite especial para dar início a muitas brincadeiras, descobertas e aprendizado.