Os peixes no Infantil 4
Conhecer diferentes tipos de vida é o objetivo do trabalho em Natureza e Sociedade com as turmas do Infantil 4, tendo como foco de estudo – “O que os peixes precisam para viver?”.
A partir da pergunta, começamos nossas discussões, instigando as crianças a compartilhar o que já sabiam sobre o assunto:
“Os peixes comem ração que a gente joga pra eles!”
“O tubarão não pode ser peixe, porque eles são muito grandes e não têm tamanho de peixe!”.
“Eles respiram soltando bolha pela boca, igual quando a gente nada na piscina!”.
Livros de história e científicos foram oferecidos para que as crianças encontrassem os melhores portadores de pesquisa para essas informações. Logo de início, descartaram os de histórias e se dedicaram aos científicos, à observação das imagens e textos lidos pelas professoras, para confirmar, ampliar ou refutar as hipóteses anteriores:
“O tubarão é um peixe, só que ele tem cartilagem, que é igual da nossa orelha!”
“Os peixes respiram pelas brânquias!”
“Eles dormem de olhos abertos!”
Também fomos em busca de mais informações em uma visita monitorada ao Aquário de São Paulo. Lá, conhecemos novas espécies, como o Baiacu, que encantou muitas crianças: “Ele ‘se engorda’ quando outro peixe chega perto pra comer ele!”.
Enfim, depois de muito estudo, chegou o momento de cada turma receber um novo integrante: um peixe da espécie Beta, que está sendo cuidado com muito carinho por todos!