O que usamos para medir?- Jardim I
“Como podemos descobrir o tamanho da nossa sala?”
Com essa pergunta, as turmas de Jardim I foram convidadas a descobrir como podemos medir espaços e objetos sem usar os instrumentos convencionais de medida. Essas atividades fazem parte da sequência “Sob medida”, que envolve a área de Matemática.
No primeiro desafio, as crianças ficaram apreensivas, mas depois que começaram a levantar hipóteses, surgiram ideias bem interessantes, como: “Já sei, podemos medir com cadeiras!”, “Também dá ‘pra’ usar as mochilas” ou “Vamos colocar um amigo do lado do outro até chegar lá na porta e depois a gente conta!”.
Dentre as ideias, apareceram como possibilidades usarmos: livros, cadeiras, pessoas, mochilas, pinos de encaixe, placas da rotina entre outras. Depois da conversa, as crianças foram aos testes e descobriram que podemos medir de diferentes maneiras e que, com cada uma, obtemos um resultado diferente.
Nossos encontros têm sido assim, a cada dia uma nova proposta para refletir: colocar caixas de diversos tamanhos dentro dos armários, medir as mesas com os palmos, distâncias entre os ambientes com os passos… E os desafios não param por aqui!