Educação Infantil
Abordagem: PLAYBL – Play Based learning – o brincar é ponto de partida da aprendizagem, as crianças realizam propostas lúdicas diárias que envolvem músicas, teatro, histórias e brincadeiras. Além das aulas, o Inglês estará presente no parque, pátio, na biblioteca, no lanche e em momentos da rotina como língua de instrução. As aulas são momentos de aprendizagem em que os alunos interagem com a língua com o objetivo de aprender, criar, comunicar, pensar e se expressar de forma natural e gradativa.
Alunos matriculados a partir do Infantil 3 nos períodos complementares: Integral e Intermediário A, B e D possuem adicionalmente 45 minutos de atividades em Inglês todos os dias com foco na comunicação em diferentes momentos da rotina e nos projetos.
Ensino Fundamental I
Abordagens: PLAYBL – Play Based Learning – aprendizado baseado em atividades lúdicas com aulas e atividades em diferentes momentos da rotina + CLIL – Content and Language Integrated Learning – Inglês como língua de instrução integrando outras disciplinas.
O aprendizado no Ensino Fundamental I tem como objetivo ampliar, aperfeiçoar e sistematizar as habilidades linguísticas aprendidas ao longo da Educação Infantil. Os alunos participam de projetos e aulas que visam a formação de conceitos e conhecimento.
Ao final do 5º ano, é realizado o exame de proficiência da Universidade de Cambridge YLE (Young Learner Tests – Flyers) e uma viagem de imersão em inglês (acampamento) que tem como objetivo proporcionar a prática do Inglês, utilizando técnicas de atividades e vivências que envolvem os alunos com o contexto de maneira divertida e prazerosa.
Alunos matriculados do 1º ano ao 5º ano nos períodos complementares: Integral e Intermediário A, B e D possuem 45 minutos de atividades em Inglês todos os dias com foco na comunicação em diferentes momentos da rotina e nos projetos.
Ensino Fundamental II
Abordagens: CLIL – Content and Language Integrated Learning – integrando o Inglês com outras disciplinas + PBL- Problem Based Learning – abordagem pedagógica que instiga os alunos a resolver desafios do mundo real. O idioma ganha mais carga com maior aprofundamento das regras gramaticais e ampliação mais vasta do vocabulário. Além das aulas, faz parte do projeto experiências, eventos, estudos do meio e vivências com o Inglês como meio de instrução.
Ao final do 9º ano, é realizado o exame de proficiência da Universidade de Cambridge First of schools e a proposta de viagem para o exterior ou viagem imersiva com foco no aprofundamento da língua.
Aprender idiomas é muito mais do que memorizar o vocabulário e as regras gramaticais, implica em se sentir instigado a se comunicar, ou seja, usar a língua em contexto real- autêntico. Os alunos, ao longo da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, desenvolvem habilidades linguísticas em diferentes níveis do pensamento: ouvir, falar, ler, escrever, compreender, pensar, analisar, classificar, criar – que são integradas num currículo consistente que enfatiza a Língua em seu uso social e como meio de instrução.
Formação Multilíngue – Espanhol no Ensino Fundamental Anos Finais
O Espanhol possui muitas similaridades com a Língua Portuguesa, por isso, iniciamos no 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais com 2 aulas semanais de 50 minutos, quando o Inglês já está adquirido e estabelecido.
A aplicação do exame DELE outorgado pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha, certifica o grau de competência e domínio do idioma de nossos alunos. O Instituto Cervantes é membro da ALTE (Association of Language Tester in Europe), uma associação que respalda o reconhecimento internacional do certificado.
Pela grande carga oferecida os alunos, ao final do 9º ano da Eduque, cumprem um programa multilíngue (Inglês e Espanhol).