Escuta, sensibilização e exploração: a música no berçário
O trabalho musical desenvolvido no Berçário visa tecer a relação dos bebês com o universo sonoro e musical que os rodeia, além de estimular o movimento e a escuta. Em diversos momentos, os bebês, além de cantarem ou balbuciarem as canções trabalhadas, são estimulados a tocar instrumentos como caxixis, xilofones, triângulos, agogôs e flautas-doce. Além dos instrumentos convencionais, outros objetos são oferecidos para que eles possam tirar múltiplas sonoridades: latas, colheres, diferentes tipos de papel, tampas de embalagens etc.
A escuta também está sempre presente nas aulas de música. O professor canta e toca diversos instrumentos, como violão, flauta transversal, flautas-doce contralto, tenor e baixo, pífano, ocarina, ganzá, agogô, cajón, entre outros.
O repertório trabalhado é abrangente e vai desde cantigas tradicionais da infância até músicas bastante complexas de diferentes gêneros musicais, sobretudo brasileiros e latino-americanos: Choro, Xote, Samba, Zamba, Chacarera, Caboclinho, Samba de Roda, Mar Abaixo, Samba do Recôncavo, dentre vários outros.