DICA EDUQUE – Como lidar com o meu filho na fase da adolescência?
A adolescência é a fase que marca a passagem da infância para a fase adulta. Um trajeto importante e necessário para o amadurecimento do seu filho.
Uma dúvida muito comum dos pais é o limite da faixa etária que se considera a entrada e a saída da adolescência. Existem respostas divergentes entre médicos e organizações sobre a questão – segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 10 e 19 anos, e pela Organização das Nações Unidas (ONU), entre 15 e 24 anos. Em nosso país, as normas e políticas de saúde do Ministério de Saúde indicam as idades entre 10 e 24 anos.
Seguem abaixo algumas dicas:
- Mostre ao seu filho seus direitos e os seus deveres – indique e exija responsabilidade nos estudos e nas ações. Mantenha as normas e combinados estabelecidos e suas consequências, seja firme.
- O diálogo deve fazer parte da relação familiar que construíram – Converse com o seu filho, indique a melhor forma e o caminho adequado que deve seguir, demonstre confiança e evite criticar. As repressões, comentários negativos e discussões constantes só despertam sentimentos negativos, insegurança e baixa autoestima.
- Acompanhe a vida social e também a vida digital de seu filho – Os combinados feitos com seu filho no dia a dia, vale também para a vida digital. Acompanhe e oriente sobre os assuntos, linguagem e imagens que ele recebe, posta/ envia nas redes.
- Respeite o seu filho – esse é um caminho de mão dupla. Ouça-o com calma, demonstre respeito pelas suas opiniões e exija dele o mesmo. Ensine-o a respeitar os outros, mesmo que ele discorde. Estimule a sua independência e diga que confia nele.
- Estimule a convivência familiar – desde pequeno, incentive-o a participar de atividades com a família em casa. Conversem nos momentos das refeições, sem o Smartphone ou o tablet. Evite que seu filho fique sempre fechado em seu quarto, ouvindo música ou diante de um computador. O isolamento gera o distanciamento familiar e a incapacidade de permitir que você entenda o que está sentindo e precisando.
- Seja receptivo – permita e disponibilize a sua casa para receber os amigos do seu filho. Demonstre abertura para ouvi-los. Ao receber os amigos do seu filho em casa, você também sabe que estão seguros, observa o que estão fazendo e como está se relacionando.
- Amor e aceitação – demonstre o seu amor claramente por meio de atitudes. Elogie as suas conquistas acadêmicas e as ações com esforço. O amor e a aceitação do pai e da mãe são os presentes mais valiosos que podem dar a ele, pois, além de estreitar o carinho e o afeto entre vocês, tornará seu filho mais confiante para enfrentar o futuro.
Lidar com essa fase da vida é um desafio e um aprendizado para pais e filhos. A adolescência requer muita paciência e sensatez dos pais, que vão transmitir os valores e limites necessários para que seus filhos possam se desenvolver com maturidade e responsabilidade rumo à fase adulta.