DICA EDUQUE – Como e quando oferecer chocolates às crianças?
É comprovado cientificamente que a criança nasce com preferência para o sabor doce, por isso geralmente as frutas tem ótima aceitação. No entanto, a adição de açúcar aos alimentos é desnecessária e pode ser evitada nos dois primeiros anos de vida, para que a criança experimente outros sabores e não perca o interesse por cereais, verduras e legumes.
A partir da faixa etária de 2 anos, tendo em vista os contextos sociais das festas e datas comemorativas como a Páscoa que se aproxima, pode-se oferecer moderadamente estes alimentos, observando algumas indicações:
– Se a criança estiver com sobrepeso, apresentar colesterol elevado, alergias ou diabetes, o consumo de doces e chocolates devem seguir orientação médica;
-Pelo alto valor calórico, servir pequena quantidade (até 30g de chocolate), preferencialmente após as refeições,
– Dentre todos os tipos de chocolate, o mais indicado é o meio amargo ou amargo, rico em flavonóides (substância que segundo estudos científicos, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares).
– Em datas como a Páscoa, o “compartilhar” equilibra o consumo, o ideal é dividir o ovo ou barra de chocolate com a família e amigos, comendo aos poucos.
É possível ter momentos prazerosos, ingerindo doces e chocolates de forma consciente e saudável!