Cabe muita matemática na Educação Infantil – Infantil 3
Já imaginou uma matemática de fácil acesso, que facilite o nosso viver, cheia de significado e que proporciona muitas conversas e risadas?
Essa é a matemática que cabe dentro da turma do Infantil 3! Frases como: “Eu mostro o dia de hoje pra você marcar no calendário!” ou “Eu vou organizar meus pinos pra contar melhor!” ou ainda “Ele derrubou seis, porque três mais três é seis!” estão presentes e acontecem a todo momento.
O olhar é curioso, as crianças percebem os números na lista de chamada, no calendário, na rotina, no relógio e em diversos lugares em que transitam, cabendo aos professores a ampliação desse olhar e a problematização para a construção de novos saberes.
Muitas brincadeiras são apresentadas com o intuito de mostrar a matemática como uma facilitadora para vencer desafios. Um jogo simples, como o boliche, contribui para a aquisição de muitas habilidades, como: contar, estimar e registrar. Assim, nossas crianças aprendem a jogar observando as regras, adquirem estratégias de contagem ao ver o exemplo do colega, constroem e desconstroem hipóteses.
A sensação do momento é a brincadeira “chapéu de dedos”: com algumas tampinhas de canetas e cartas, os pequenos associam quantidades, números e figuras.
A cada jogo, encontram um desafio maior e é por meio da socialização de suas ideias que as crianças constroem novos conhecimentos. Além, é claro, de se divertir muito!