Brincando com arte! – Berçário
No Berçário, uma das maneiras dos bebês entrarem em contato com a Linguagem Plástica é através de experimentações de tintas e colas caseiras, giz, papéis variados, pincéis, rolinhos, além de materiais naturais como fibra de coco, folhas, cascalhos, entre outros. Nessas vivências, eles descobrem as diferentes sensações causadas pelos objetos em contato com seus corpos: a tinta normalmente é gelada, suja as mãos e deixa marcas, a fibra de coco é seca, para os pequenos do BI e BII causa cócegas, já para o BIII a descoberta é separar as fibras e assoprá-las. Em todo este processo, as educadoras estimulam novas maneiras de manipular os materiais, ampliando o repertório e garantindo a segurança dos bebês.
Cada proposta é preparada respeitando as fases de desenvolvimento dos bebês. Assim, no grupo do BI, a exploração é mediada por educadoras que aproximam os materiais dos bebês com o objetivo de desenvolver a sensibilidade tátil, como o sagu, a farinha com água e frutas.
Nos grupos do BII e BIII, os bebês ampliam suas explorações com diferentes riscadores como escovas, rolinhos, pincéis e esponjas, além de experimentar diversos tipos e tamanhos de suportes, como lixas, paredes, chão, mesas e cadeiras.
Nessas experimentações, todos percebem o próprio corpo, tocando e sentindo, vendo e vivendo intensamente os primeiros passos com a arte, deixando marcas de tintas e canetas em suas peles e roupas.