Afinal, o que são cavernas urbanas? – Infantil 5
Para responder a esta pergunta, o Infantil 5 tem apreciado e vivenciado situações que envolvem desde a arte rupestre até o grafite, do homem primitivo aos artistas de rua atuais -uma relação que aconteceu por meio da linguagem desenho.
Desenhar para comunicar algo a alguém (inspirados na Arte Rupestre) possibilitou que os alunos percebessem e desenvolvessem intencionalidade nos desenhos e expressar suas ideias (inspirados na Arte Urbana) favoreceu o processo criativo.
Seguem algumas sugestões de lugares para a família visitar, apreciar a arte urbana e aprender muito com os pequenos.
- Parque Ibirapuera: a 3ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art acontece no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, de 18 de abril a 19 de maio, com entrada gratuita. A visitação pode ser feita às terças, das 10h às 21h, e de quarta a domingo, das 10h às 18h.
- Beco do Batman, Vila Madalena: mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, fica localizada uma galeria de grafite a céu aberto, conhecida como Beco do Batman – próxima à estação Clínicas do Metrô. Com ruas estreitas, a visita ao local pode ser mais proveitosa se o visitante for a pé ou de bicicleta.
- 23 de maio: mais de 70 muros da Avenida 23 de maio, entre o Terminal Bandeira e a passarela Ciccilio Matarazzo, em frente ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), antigo Detran, ganharam intervenções de grafite. O projeto reuniu mais de 200 artistas na produção de 15 mil metros quadrados de murais com a arte urbana. É um dos maiores corredores de grafite da América Latina.