DICA EDUQUE – Frustração: Por que ela deve fazer parte da vida das crianças?
A criança precisa entender desde a infância que a vida trará decepções como brinquedos não ganhos, derrotas do time do coração, não ser chamado para uma brincadeira e no futuro, possíveis amores não correspondidos, empregos não alcançados etc. E não há motivo para desespero é necessário aprender a lidar com os sentimentos trazidos pela frustração.
Ao deixar que seu filho desde a infância, se frustre algumas vezes, sempre com seu carinho e apoio, fará dele uma pessoa mais tolerante e compreensiva. A criança que é criada em um lar sem frustrações não adquire equilíbrio emocional e competências de convivência e interação.
Mas, como agir? Seguem algumas dicas:
• Quando se tratar de aquisição de objetos: brinquedos, material escolar e roupas, é importante distinguir o que é necessidade e o que é desejo.
• A criança deve aprender a esperar, negar o brinquedo que ela quer ganhar antes do natal, por exemplo, não vai prejudicar seu desenvolvimento. As crianças precisam entender que não podem ter tudo o que querem de imediato.
• Enquanto vocês jogam, não deixem as crianças ganharem sempre, elas precisam aos poucos entender que é necessário se esforçar para alcançar alguns objetivos, e que devemos persistir para atingir as vitórias.
• Não ceder as birras, caso contrário a criança entende que chorar e gritar é a melhor maneira de conseguir o que deseja.
• Se o seu filho estiver acostumado a ter todas as vontades concretizadas, ao ouvir um “não”, ele vai chorar.
É dolorido ver o sofrimento dos filhos, mas nesse momento não mude de ideia: ele precisa entender que a frustração faz parte da vida. Quando se acalmar, estará pronto para escutar sua explicação e entender melhor a situação.