INFANTIL 2
2 / 3 ANOS
CONHEÇA NOSSA
A primeira infância é extremamente importante para o desenvolvimento socioemocional, motor, intelectual, linguístico e cultural da criança. As experiências mais significativas e afetivas nessa etapa da vida se dão por meio do brincar e do explorar por isso são eixos norteadores da Educação Infantil na Eduque.
A formação bilíngue, inicia no infantil 1 com atividades diárias da Língua Inglesa, este estimulo promove a formação de sinapses e maior flexibilidade cognitiva. Na primeira infância, o cérebro é mais plástico e flexível, tornando o aprendizado da segunda língua natural e duradouro, semelhante ao que acontece na aquisição da língua materna. O aprendizado do Inglês é baseado em brincadeiras, músicas e atividades lúdicas. Além das aulas/ projetos, o Inglês está presente no parque, no lanche e em momentos da rotina como língua de instrução.
Temos um forte olhar para o ambiente e para seu potencial, acreditamos que a escola é um local de composição, nosso objetivo é propor atividades desafiadoras e instigantes, na combinação da natureza, de diversos elementos naturais e objetos do cotidiano na busca dos conceitos de construtividade, relação, conhecimento, movimento livre, autonomia, escolha, materialidade e vida prática.
Nosso Currículo organiza diferentes projetos levando em consideração as características de cada faixa etária com o objetivo de desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Para cada série, temos objetivos claros e progressão de desafios.
CONHEÇA NOSSO
No Currículo para as crianças de 0 a 2 anos, consideramos como condições fundamentais no processo de aprendizagem o tempo, o espaço, a comunicação, as práticas culturais, a imaginação, a fantasia, a curiosidade e a experimentação.
Os conteúdos do Infantil 2 são desenvolvidos em eixos de conhecimentos mais amplos e integrados, como: Linguagem Oral e Comunicação; Exploração de Objetos, Ambientes e Brincadeiras; Exploração da Linguagem Plástica; Linguagem Musical e Expressão Corporal/Desafios Corporais.
No currículo de 3 a 5 anos (Infantil 3 ao Infantil 5), para a seleção e organização dos conteúdos a serem desenvolvidos, utilizamos a seguinte divisão: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento/Educação Física, Música, Arte e Língua Inglesa (Programa Bilíngue em parceria com a Language in Life). No entanto, apesar de divididos em eixos, os conteúdos são integrados e desenvolvidos de forma interdisciplinar.
Como marca pedagógica da Eduque, ressaltamos um eixo que transversaliza todo o projeto Curricular – Formação Pessoal e Social: Identidade e Autonomia – que aponta para a necessidade de se investir na formação humana com o foco em valores, como amizade, respeito, tolerância, cooperação, responsabilidade, flexibilidade e solidariedade, para que as crianças aprendam a conviver, a ser e a estar com os outros e consigo mesmas. Assim, contribuímos na construção da identidade e autonomia, bases essenciais na constituição de um cidadão comprometido com seus direitos/ deveres, que pode desfrutar da liberdade com responsabilidade.
Avaliação
A avaliação na Educação Infantil se faz a partir da observação e acompanhamento constantes sobre o desenvolvimento da criança, com registro periódico. É um processo que considera a concepção de aprendizagem, com a finalidade investigativa e diagnóstica.
A comunicação desse processo à família é feita por meio de Relatórios Individuais, que informam as aprendizagens, dificuldades e intervenções ocorridas.
Nessa fase, atendemos crianças a partir de 2 anos de idade, sendo:
2 / 3 ANOS
3 / 4 ANOS
4 / 5 ANOS
5 / 6 ANOS