1º ANO
6 / 7 ANOS
CONHEÇA NOSSA
O Ensino Fundamental é a fase de continuidade e consolidação do desenvolvimento iniciado na Educação Infantil. Criamos conteúdos e projetos potentes e desafiadores com diferentes estratégias para que o aprendizado seja mais significativo e eficiente nos resultados qualitativos e quantitativos com alto padrão e excelência.
Projetos e propostas cada vez mais complexos, demandam raciocínio lógico, elaboração de hipóteses, interpretação de informações, criatividade, análise de situações e resolução de problemas na busca de alcançar níveis superiores do pensamento.
A partir do 1º ano, a Língua Inglesa ganha mais carga com maior aprofundamento tendo como objetivo aperfeiçoar e sistematizar as habilidades linguísticas aprendidas ao longo da Educação Infantil. Os alunos participam de projetos, vivências, aulas que visam a formação de conceitos e conhecimento, tendo aulas de Inglês e em Inglês. O idioma está presente também na rotina. O processo de alfabetização ocorre nas duas línguas. Aos poucos, a criança adquire consciência das diferenças de sons e letras entre os idiomas e formula hipóteses lendo e escrevendo nas duas línguas.
Ao final do 5º ano é realizado o exame de proficiência da Universidade de Cambridge YLE (Young Learner Tests – Flyers). A University of Cambridge é uma das instituições de ensino superior mais tradicionais do mundo e é especializada em exames internacionais, possui exames para crianças e jovens que motivam e reconhecem o sucesso no aprendizado do idioma.
Privilegiamos uma prática que integra os conhecimentos acadêmicos, éticos, culturais e estéticos com os recursos tecnológicos.
Cuidamos do fortalecimento dos alunos nas dimensões socioemocionais, comunicativas e interpessoais. Criamos condições para que tenham autoconhecimento, autonomia, saibam nomear e lidar com diferentes sentimentos e emoções. Nosso ambiente e ações estimulam a harmonia, a interação, a convivência positiva, segura e responsável.
6 / 7 ANOS
7 / 8 ANOS
8 / 9 ANOS
9 / 10 ANOS
10 / 11 ANOS
CONHEÇA NOSSO
Nosso currículo é cuidadosamente construído e abrange aulas de Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa (Programa Bilíngue em parceria com a Language in Life), Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física e Música.
QUADRO CURRICULAR
Componentes curriculares | Quantidade de aulas semanais em cada série | |||||
1º ano | 2º ano | 3º ano | 4º ano | 5º ano | ||
Base Comum | Língua Portuguesa | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 |
Matemática | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | |
Ciências | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 | |
História | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | |
Geografia | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | |
Arte/Música | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | |
Educação Física | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | |
Parte Diversificada | LEM ‐ Inglês | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 |
Orientação Educacional (OE) | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | |
Estudo Pessoal (EP) | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
* Recursos pedagógicos comuns a várias disciplinas.
Cada aula é planejada com o tempo de duração de 45 minutos, exceto no 1º ano, em que a duração varia de acordo com os objetivos e projetos, por conta da especificidade da faixa etária.
Utilizamos no Ensino Fundamental o programa Zoom Educação Tecnológica que busca contribuir para a formação dos estudantes na compreensão de um mundo que apresenta muitos avanços tecnológicos. Por meio de desafios que provocam a curiosidade, o desejo de descobrir e a vontade de criar, utilizando os conjuntos da Lego, trabalhamos os conteúdos de Ciências e Matemática. Os alunos aprendem fazendo, pois entendemos que teorias fazem mais sentido quando combinadas à pratica.
Em concordância com os aspectos legais, a atribuição de notas nos instrumentos avaliativos é necessária. Com isso, o desempenho do aluno em cada componente curricular é sintetizado trimestralmente, com nota de 0 a 10. Consideramos a nota 6,0 (seis) como indicativa de resultado satisfatório.
Aliado à avaliação, acreditamos em um processo de aprendizagem que traga informações para reorientar o ensino, uma premissa da proposta pedagógica da escola. Isso significa que são utilizados diferentes instrumentos que valorizam a escrita, a oralidade e as diferentes linguagens, que possibilitam trabalhos individuais, coletivos e que permitam a autoavaliação. Essa variedade de instrumentos sinaliza aos educadores os diferentes caminhos percorridos pelo aluno na trajetória de sua aprendizagem.
BOLETIM TRIMESTRAL
1º ANO – Conceitos para o 1º ano: PS / S / ED / ND
No Ensino Fundamental da Eduque, organizamos um curso cientes de que nossa função não é apenas mediar a construção dos conhecimentos, mas desenvolver habilidades e competências em todos os alunos.
Após análises criteriosas do desempenho dos estudantes, a equipe pedagógica planeja sequências didáticas de aulas para momentos específicos:
Estudo Pessoal: tem como objetivo retomar ou aprofundar os conteúdos de acordo com a necessidade de cada aluno. Esse momento é previsto na grade curricular de cada série.